segunda-feira, 17 de setembro de 2007

TV digital, o que é, como funciona, quando?

O que é

TV digital "HDTV - High Definition Television " e uma nova maneira de transmissão de conteúdo para obter melhor qualidade de som e imagem.

Como funciona

Atualmente a TV é transmitida com canais analógicos com largura de banda de 6 MHz.
Na TV Digital a transmissão do áudio e do vídeo passa a ser feita através de sinais digitais que, codificados, permitem um uso mais eficiente do espectro eletromagnético, devido ao aumento da taxa de transmissão de dados na banda de freqüências disponível. Atualmente, um monitor analógico de boa qualidade apresenta entre 480 e 525 linhas. Na televisão digital de alta definição, chega-se a 1080 linhas com o padrão HDTV.
Para quem possui uma TV atual, será necessário utilizar um conversor digital “set-top-box” que convertera o sinal para a TV digital para o sinal analógico da TV convencional, no futuro as televisões já devem vir com o receptor do sinal digital incluído na televisão.



Lançamento da TV Digital no Brasil

Dia 2 de Dezembro de 2007 é a data prevista para a primeira transmissão HDTV (Televisão de Alta Definição) na cidade de São Paulo.

Para a cidade do Rio de Janeiro a previsão é que as transmissões sejam iniciadas até o final do primeiro semestre de 2008. Para as demais cidades brasileiras a previsão é que isto ocorra até 2011.

Site sobre a TV digital Teleco

Nenhum comentário: